Os “Chefs de Saúde” é um programa promotor de saúde, em meio escolar, com o objetivo de aumentar a literacia em saúde e motivar as crianças do 1º e 2º ciclo do ensino básico a adotar uma alimentação saudável, alertar para a importância do consumo de hortofrutícolas, colocá-las em contacto com esses alimentos, capacitá-las para a preparação de snacks e receitas saudáveis. O projeto foi desenhado em 2014 no Scaling 4 Impact IES powered by INSEAD. O projeto foi ainda distinguido em 2016, como um dos melhores projetos de Inovação Social da Europa no Social Innovation Tournament promovido pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento.
Apesar do foco principal na alimentação, o programa aborda, ainda, outros temas de saúde como o sono, a higiene, a atividade física e os sentimentos e emoções, numa visão holística da saúde e dos estilos de vida saudáveis.
Este programa é desenvolvido através de sessões de educação para a saúde, ao longo do ano letivo, que integram 3 momentos: exploração do tema ao longo da atividade, através de diálogo; realização de jogos e atividades lúdico-didáticas; participação dos alunos na confeção de receitas saudáveis, de modo à sua reprodução em casa com pais/cuidadores; e de uma plataforma digital com vários materiais lúdico-educativos, que facilitam o acesso a informação e promovem aprendizagem de forma integrada com os encarregados de educação e professores e outros materiais de apoio, aumentar os conhecimentos e competências relacionados com a alimentação, desde as escolhas alimentares à preparação e confeção dos alimentos.