Para lançar este projeto escolhi o dia 11 de outubro pois celebra-se o dia Mundial do Combate à Obesidade. Durante muitos anos a obesidade não era encarada sequer como doença mas na realidade, para além de o ser e de trazer consequências graves à saúde, está também associada a co-morbilidades e mortalidades por doenças cardiovasculares como AVC, enfarte agudo do miocárdio, cancro e diabetes.
A obesidade é sem dúvida uma das doenças que mais aflige as sociedades atuais, não sendo Portugal exceção. Continua a ser a doença pediátrica mais comum a nível mundial, surge em idades cada vez mais precoces e o desequilíbrio energético e os maus hábitos alimentares estão na base de muitos dos casos.
Integrando atualmente a equipa Vitamimos, fez-me todo o sentido utilizar este novo espaço para alertar uma vez mais, para a realidade portuguesa e também para a importância do trabalho que está a ser desenvolvido e que deve continuar a existir.
Atualmente, a obesidade é um dos eixos prioritários do Plano Nacional de Saúde e de acordo com os dados do estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) de 2019, nos últimos 10 anos, a prevalência de excesso de peso e de obesidade infantil tem diminuído em Portugal, tendo caído de 37,9% para 29,6% e de 15,3% para 12,0%, respetivamente. Apesar das boas notícias, a problemática mantém-se e os valores continuam a exigir intervenções urgentes e estratégias que garantam a melhoria dos casos já identificados e a prevenção de novos.
Existem mudanças de hábitos que podem contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável: incluir as crianças na preparação das refeições e criar pratos coloridos e apelativos; incluir atividades lúdico-educativas que permitam cultivar o gosto pela alimentação saudável e visitar hortas e mercados biológicos; aumentar a regularidade da atividade física de toda a família e fazer mais passeios ao ar livre; e claro, optar por consumir mais hortofrutícolas, por utilizar mais ingredientes frescos e métodos de confeção mais simples.
Felizmente já se começam a ver muitos projetos com impactos significativos na prevenção e combate à obesidade e a oferta de programas e atividades de promoção de saúde tem vindo a aumentar em alguns municípios.
Apesar do panorama ainda estar longe do ideal, queria deixar uma mensagem de incentivo ao trabalho que tem vindo a ser feito e apelar, para que se continue a lutar por esta causa. Acreditem nos profissionais que diariamente lutam por esta problemática e ajudem-os a melhorar ainda mais estas estatísticas.
Até à próxima crónica, mantenham-se na linha!
Nutricionista equipa Vitamimos
Temática super importante! Parabéns Maria e equipa Vitamimos! ❤️
Parabéns. Artigo claro, sucinto e encorajador. Gostei de ler!
Parabéns à Maria na Linha e ao Vitaminos
Ainda bem que se toma, cada vez, mais consciência desta problemática. Parabéns a toda a equipa Vitamimos! Fazem toda a diferença na educação alimentar dos mais novos!
Fernanda Craveiro Reis