Sobre a Vitamimos
Promovemos a literacia e equidade em saúde, através da implementação de projetos de educação alimentar em contexto escolar e comunitário.
Fundada em 2007, após vencer o 1º Concurso de Ideias de Negócios de Cascais na categoria saúde, a Vitamimos conta já com mais de 15 anos de experiência na implementação e dinamização de programas promotores de saúde.
A criação da Vitamimos foi motivada pela elevada prevalência de obesidade infantojuvenil e consequente necessidade de reforçar os programas promotores de saúde com componente experimental em meio escolar. Assim, de forma a multiplicar as iniciativas de prevenção e combate à obesidade infantojuvenil, em 2011, foi inaugurado o Centro de Educação Alimentar Vitamimos, com sede no Jardim da Quinta da Alagoa, em Carcavelos.
No seu Centro de Educação Alimentar, trabalha uma equipa de nutricionistas responsável pela implementação de programas de promoção de saúde em contexto escolar, tendo como principais objetivos o aumento da literacia em saúde e a capacitação dos mais jovens para a construção de um projeto de vida saudável. A sede encontra-se equipada por uma cozinha e equipamentos que permitem a realização de sessões de educação e workshops de culinária saudável, viabilizando a componente prática das sessões de educação alimentar para crianças, famílias ou grupos escolares.
Visão
Ser uma referência global na promoção da saúde e bem-estar, inspirando e capacitando as gerações a adotarem hábitos saudáveis e sustentáveis.
Missão
Promover a saúde e o bem-estar através da educação alimentar e da adoção de hábitos saudáveis, envolvendo toda a população de forma lúdica e interativa
Valores
Autonomia – Consolidação do caráter comunitário e de trabalho em rede, preservando a necessária autonomia com vista à continuidade do exercício da sua missão.
Compromisso – Compromisso com a comunidade, através de várias iniciativas e programas educativos, tornando as crianças responsáveis pelo seu projeto de vida saudável.
Ética – Conduta assente no respeito pelos direitos de todos os indivíduos e seriedade e transparência na gestão da iniciativa.
Excelência – Empenho que garanta a superação das expectativas dos beneficiários da iniciativa.
Solidariedade – Contributo e criação de meios para tornar as iniciativas acessíveis a crianças e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou com necessidades educativas ou de saúde especiais.
Sustentabilidade – Desenvolvimento de trabalho de missão social, garantindo a sustentabilidade da iniciativa com vista à sua continuidade.