Sobre a Vitamimos


Promovemos a literacia e equidade em saúde, através da implementação de projetos de educação alimentar em contexto escolar e comunitário.

Fundada em 2007, após vencer o 1º Concurso de Ideias de Negócios de Cascais na categoria saúde, a Vitamimos conta já com mais de 15 anos de experiência na implementação e dinamização de programas promotores de saúde. 

A criação da Vitamimos foi motivada pela elevada prevalência de obesidade infantojuvenil e consequente necessidade de reforçar os programas promotores de saúde com componente experimental em meio escolar. Assim, de forma a multiplicar as iniciativas de prevenção e combate à obesidade infantojuvenil, em 2011, foi inaugurado o Centro de Educação Alimentar Vitamimos, com sede no Jardim da Quinta da Alagoa, em Carcavelos. 

No seu Centro de Educação Alimentar, trabalha uma equipa de nutricionistas responsável pela implementação de programas de promoção de saúde em contexto escolar, tendo como principais objetivos o aumento da literacia em saúde e a capacitação dos mais jovens para a construção de um projeto de vida saudável. A sede encontra-se equipada por uma cozinha e equipamentos que permitem a realização de sessões de educação e workshops de culinária saudável, viabilizando a componente prática das sessões de educação alimentar para crianças, famílias ou grupos escolares. 

Visão

A Vitamimos pretende ser uma entidade autónoma, dinâmica e de referência na área da promoção da saúde e da prevenção da obesidade. 

Missão

Intervir na prevenção da obesidade infanto-juvenil, através da promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. 

Valores

Autonomia – Consolidação do caráter comunitário e de trabalho em rede, preservando a necessária autonomia com vista à continuidade do exercício da sua missão.

Comprometimento – Compromisso com a comunidade, através de várias iniciativas e programas educativos, tornando as crianças responsáveis pelo seu projeto de vida saudável. 

Ética – Conduta assente no respeito pelos direitos de todos os indivíduos e seriedade e transparência na gestão da iniciativa.

Excelência  – Empenho que garanta a superação das expectativas dos beneficiários da iniciativa.

Solidariedade – Contributo e criação de meios para tornar as iniciativas acessíveis a crianças e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou com necessidades educativas ou de saúde especiais. 

Sustentabilidade – Desenvolvimento de trabalho de missão social, garantindo a sustentabilidade da iniciativa com vista à sua continuidade.

Prémios e Distinções
  • Vencedora do prémio Best Youth Nutrition Education Centre & Innovation Award for Obesity Prevention Initiatives 2019, na categoria Fitness and Nutrition Awards 2019. A Vitamimos foi reconhecida e distinguida pela GHP (Global Health & Pharma), plataforma global multidisciplinar de partilha de informação e cujos prémios reconhecem profissionais e entidades do setor da saúde que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
  • Finalista Social Innovation Tournament 2016 –  O Projecto Chefs de Saúde foi finalista no Social Innovation Tournament 2016 promovido pelo European Investment Bank Institute, tendo sido escolhido para os 15 finalistas, das mais de 300 candidaturas europeias.
  • Medalha de Mérito Empresarial – CMC – 2009
  • Prémio EsMais Cascais – Instituto de Empreendedorismo Social – 2009. O Instituto de Empreendedorismo Social, atribuiu à Vitamimos o Prémio EsMais, reconhecendo-a como “ Iniciativa de elevado potencial de impacto social”.
  • Vencedor no 1º Concurso de Ideias de Negócios da DNA Cascais – categoria saúde – 2007. O Centro de Educação Alimentar Vitamimos surgiu do desafio lançado pela DNA Cascais. A ideia surgiu da necessidade em multiplicar as iniciativas de prevenção da obesidade infanto-juvenil e promoção de estilos de vida saudáveis. A criação de um Espaço com cozinha instalado num jardim público de modo a envolver as famílias em atividades de culinária saudável e promoção de estilos de vida saudáveis.